Ensino profissionalizante e o fenómeno ‘nem-nem’: um olhar sobre a equidade

Project acronym: 
EPFNN
Project start date: 
Thursday, May 1, 2025
Project end date: 
Saturday, October 31, 2026
Main researcher: 
Additional main researchers: 

Pedro Martins (Nova SBE)

External researchers: 
Madalena Temudo (Nova SBE)
Proponent institution: 
CIPES and Nova SBE
Project description: 
Com o objetivo central de compreender que fatores levam os alunos a tornarem-se "nem-nem" (nem estuda, nem trabalha - NEET), este projeto tem como foco o papel do ensino profissionalizante e o desenho da sua oferta formativa. O estudo pretende analisar criticamente as vantagens e desvantagens do ensino profissionalizante quando comparado com os cursos científico-humanísticos, avaliar os impactos da sua implementação e propor recomendações que melhorem a sua eficiência, tanto no que se refere à equidade quanto na facilitação do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, de forma a mitigar o fenómeno “nem-nem” nesta via de ensino. Para tal, abrange uma série de investigações, com o intuito de aprofundar a relação entre o ensino profissionalizante e o fenómeno "nem-nem", identificando estratégias que mitiguem este desafio. https://www.edulog.pt/investigacao_projeto/26
Financing amount: 
90000
Funding entity: 
EDULOG - Belmiro Azevedo Foundation

© CIPES 2019