Ensino profissionalizante e o fenómeno ‘nem-nem’: um olhar sobre a equidade

Acrónimo do projeto: 
EPFNN
Data início do projeto: 
05/01/2025
Data fim do projeto: 
10/31/2026
Investigadores principais: 
Investigadores principais adicionais: 

Pedro Martins (Nova SBE)

Investigadores externos: 
Madalena Temudo (Nova SBE)
Instituição proponente: 
CIPES and Nova SBE
Descrição do projeto: 
Com o objetivo central de compreender que fatores levam os alunos a tornarem-se "nem-nem" (nem estuda, nem trabalha - NEET), este projeto tem como foco o papel do ensino profissionalizante e o desenho da sua oferta formativa. O estudo pretende analisar criticamente as vantagens e desvantagens do ensino profissionalizante quando comparado com os cursos científico-humanísticos, avaliar os impactos da sua implementação e propor recomendações que melhorem a sua eficiência, tanto no que se refere à equidade quanto na facilitação do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, de forma a mitigar o fenómeno “nem-nem” nesta via de ensino. Para tal, abrange uma série de investigações, com o intuito de aprofundar a relação entre o ensino profissionalizante e o fenómeno "nem-nem", identificando estratégias que mitiguem este desafio. https://www.edulog.pt/investigacao_projeto/26
Montante de financiamento: 
90000
Entidade financiadora: 
EDULOG - Belmiro Azevedo Foundation

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