Acrónimo do projeto:
EPFNN
Data início do projeto:
05/01/2025
Data fim do projeto:
10/31/2026
Investigadores principais:
Investigadores principais adicionais:
Pedro Martins (Nova SBE)
Investigadores externos:
Madalena Temudo (Nova SBE)
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES and Nova SBE
Descrição do projeto:
Com o objetivo central de compreender que fatores levam os alunos a tornarem-se "nem-nem" (nem estuda, nem trabalha - NEET), este projeto tem como foco o papel do ensino profissionalizante e o desenho da sua oferta formativa.
O estudo pretende analisar criticamente as vantagens e desvantagens do ensino profissionalizante quando comparado com os cursos científico-humanísticos, avaliar os impactos da sua implementação e propor recomendações que melhorem a sua eficiência, tanto no que se refere à equidade quanto na facilitação do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, de forma a mitigar o fenómeno “nem-nem” nesta via de ensino. Para tal, abrange uma série de investigações, com o intuito de aprofundar a relação entre o ensino profissionalizante e o fenómeno "nem-nem", identificando estratégias que mitiguem este desafio.
https://www.edulog.pt/investigacao_projeto/26
Montante de financiamento:
90000
Entidade financiadora:
EDULOG - Belmiro Azevedo Foundation