Linha de Investigação 3

LINHA DE INVESTIGAÇÃO 3: RELEVÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR (RESES)

A linha de investigação Relevância Económica e Social do Ensino Superior (RESES) centra-se na análise das dimensões das instituições e sistemas de ensino superior que se baseiam na sua relação com o meio, nomeadamente através dos seus múltiplos impactos.

A atividade desta linha tem vindo a desenvolver-se com base nos seguintes objetivos de investigação:
i) discussão da relevância da análise económica para a compreensão dos padrões atuais nas políticas de ensino superior, nomeadamente através da avaliação dos impactos que os mecanismos de mercado têm nos sistemas de ensino superior;
ii) análise dos recursos alocados ao ensino superior e do efeito de diferentes acordos de financiamento sobre o comportamento dos sistemas e instituições de ensino superior;
iii) análise da alocação dos recursos no sistema de ensino superior, nomeadamente através da avaliação do desempenho das suas instituições a partir de uma abordagem de processo de produção (inputs/outputs/outcomes);
iv) estudo do impacto que a concetualização da educação e da formação como um tipo de investimento – ou seja, um investimento de capital humano – tem configurado no discurso económico sobre educação e sistema económico, e o relacionamento com o mercado de trabalho.

A prossecução destes objetivos tem levado ao desenvolvimento de diferentes projetos de investigação, centrados em temas como a análise do papel dos setores privados na massificação dos sistemas de ensino superior; a identificação de questões substanciais de eficiência e equidade associadas à atual situação de financiamento no ensino superior Português; a exploração de questões relacionadas com a eficiência e eficácia no sistema português de ensino superior, designadamente a análise dos fatores passíveis de explicar as diferenças identificadas no desempenho das suas instituições; a avaliação dos efeitos do programa de investimento de capital humano sobre as perceções atuais dos papéis do ensino superior, nomeadamente ao nível da transição de diplomados para o mercado de trabalho e também da valorização do conhecimento e da inovação ao nível local e regional.

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