| Título | A sustentabilidade socioambiental no ensino superior: um tema integrador para os países de língua portuguesa? | 
| Publication Type | Journal Article | 
| Year of Publication | 2015 | 
| Authors | Bizerril, M, Rosa, MJoão, Carvalho, T, Pedrosa, J | 
| Journal | Revista Forges – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa | 
| Volume | 2 | 
| Issue | 2 | 
| Pagination | 99–115 | 
| Date Published | 2015-09-01 | 
| Abstract | Neste início de século vem se construindo um consenso de que as universidades são agentes estratégicos para a promoção da sustentabilidade por diversas razões como: (1) a necessidade de reduzir o impacto ambiental decorrente de suas atividades; (2) o fato de serem instituições promotoras de inovação; (3) o seu papel formador de lideranças, professores e distintos profissionais que influenciam a sociedade; (4) e seu impacto no desenvolvimento regional sustentável. No presente artigo é defendida a ideia de que a peculiar situação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao buscar intencionalmente a cooperação dentre uma diversidade de contextos culturais e socioeconômicos, pode-se configurar como interessante espaço para a discussão de diversos temas emergentes da atualidade que requerem a cooperação entre países e o reconhecimento de diversos olhares, como certamente é o caso da sustentabilidade no ensino  |  
| URL | https://www.revistaforges.pt/index.php/revista/article/view/19 | 


