Motivos de sucesso, afiliação e poder: evidência confirmatória do constructo

TítuloMotivos de sucesso, afiliação e poder: evidência confirmatória do constructo
Publication TypeJournal Article
Year of Publication2002
AuthorsRego, A, Carvalho, T
JournalPsicologia: Teoria e Pesquisa
Volume18
Start Page17
Issue1
Pagination17–26
Date PublishedApr 2002
Palavras-chaveafiliação, desempenho dos estudantes universitários, dificuldade percebida, motivos, poder, sucesso
Abstract

O artigo expõe evidência confirmatória de validação do instrumento de medida dos motivos de sucesso, afiliação e poder proposto por Rego (2000). A amostra inclui 342 estudantes do ensino superior. Os dados sugerem o seguinte: a) o modelo tri-dimensional ajusta-se satisfatoriamente aos dados; b) os alphas são superiores a 0.70; c) tal como sugerido pela teoria, o motivo afiliativo relaciona-se negativamente com o desempenho dos estudantes; d) o motivo de sucesso explica o desempenho especialmente em condições de dificuldade intermédia; e) não se confirma a hipótese de o motivo de poder explicar o desempenho de estudantes com percepções de dificuldade elevada; f) os poderes explicativos dos motivos para o desempenho são baixos; g) o perfil motivacional traçado para a amostra converge com o descrito por pesquisas anteriores incidentes sobre populações portuguesas. Genericamente, a evidência empírica acalenta algum otimismo acerca das propriedades psicométricas do instrumento, mas estudos adicionais de validação são necessários.

URLhttps://www.scielo.br/j/ptp/a/PvRS7vcm6BFJgBhKzL7SdZK/?lang=pt
DOI10.1590/S0102-37722002000100003

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