Percepções das Instituições de Ensino Superior e dos Académicos à Avaliação e Acreditação

Acrónimo do projeto: 
PIESAAA
Data início do projeto: 
10/01/2008
Data fim do projeto: 
03/30/2012
Investigadores principais: 
Instituição proponente: 
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto: 
Embora os sistemas de garantia de qualidade e acreditação do ensino superior estejam em operação há um certo número de anos, não há estudos extensivos quer dos seus efeitos sobre a qualidade do ensino, quer sobre as diferentes reações ligadas à tradição académica e às normas e valores das áreas científicas, das escolas e das instituições de ensino superior. Este projeto de investigação tinha como principal objetivo contribuir para o estudo das perceções e reações das instituições de ensino superior, áreas científicas e atores académicos à avaliação da qualidade do ensino superior, em geral, e ao recentemente implementado sistema de avaliação e acreditação do ensino superior português, em particular. Os objetivos estabelecidos para o projecto foram alcançados ao longo do mesmo, sendo de destacar: 1) a realização de uma revisão da literatura sobre a avaliação e garantia da qualidade no ensino superior, que possibilitou o enquadramento teórico da parte empírica do projeto; 2) a construção de um questionário para recolha dos dados empíricos, o qual identifica um conjunto alargado de objectivos e propósitos possíveis para um sistema de avaliação da qualidade; 3) a análise e discussão, com base nos dados recolhidos através do questionário, das percepções dos académicos portugueses acerca do que devem ser os objectivos e propósitos da avaliação da qualidade, e do que deve ser o sistema português de avaliação e acreditação do ensino superior; 4) uma análise das percepções dos académicos tendo em conta diferentes características dos mesmos, nomeadamente o subsistema de ensino a que pertencem (universitário ou politécnico, público ou privado), a sua área científica, o seu género e o facto de terem estado ou não envolvidos em actividades de gestão da qualidade nas suas instituições; 5) a identificação dos fatores que na opinião dos académicos portugueses facilitam e impedem um ensino superio de qualidade nas suas unidades orgânicas.
Keywords do projeto: 
Garantia da Qualidade; Académicos; Teoria Cultural
Montante de financiamento: 
75.000,00 €
Entidade financiadora: 
FCT

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