Formação de professores de ensino superior para a gestão: perspectivas e consequências.

TítuloFormação de professores de ensino superior para a gestão: perspectivas e consequências.
Publication TypeJournal Article
Year of Publication2018
AuthorsBarbosa, M, Carvalho, T, Cassundé, F, Mendonça, R
JournalRevista de Administração FACES
Volume16
Issue4
Pagination66–84
Palavras-chaveFormação de Professor-gestor, Políticas Organizacionais, Políticas Públicas, Universidade
Abstract

O trabalho buscou analisar como professores de uma universidade federal brasileira percebem o papel que as políticas públicas e organizacionais têm na formação dos academic-managers. Argumenta-se que diante dos papeis-chave que os professores-gestores desempenham nas instituições de ensino superior, entende-se que há necessidade de políticas públicas (PP) e políticas organizacionais (PO) voltadas a formação desses atores. A investigação, baseada num estudo de caso, adotou uma perspectiva qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores-gestores do nível estratégico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em resposta ao objetivo geral desta pesquisa, os dados mostraram que os professores nesta universidade percebem uma lacuna de PPs e POs que os prepare para desempenhar o papel de gestor e apontam fatores como a temporalidade do papel de gestor, a priorização dos papéis de professor e de pesquisador sobre o de gestor, podem ser tomados como possíveis entraves ao desenvolvimento de tais políticas.

DOI10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4189

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