Sustainable Quality Enhancement in Higher Education Learning and Teaching. Integrative Core Dataset and Performance Data Analytics

Acrónimo do projeto: 
SQELT
Data início do projeto: 
12/01/2017
Data fim do projeto: 
08/31/2020
Investigadores principais: 
Investigadores Externos: 
José Alberto Rafael; Daniela Costa
Equipa de investigação: 
Instituição proponente: 
EVALAG - Evaluation Agency Baden-Wuerttemberg, Mannheim, Germany
Instituições participantes: 
Universidade de Aveiro, Portugal Birmingham City University, England Universiteit Gent, Belgium Uniwersytet Jagiellonski Kraków, Poland Universität für Weiterbildung Krems, Austria Università degli Studi di Milano, Italy
Descrição do projeto: 
O projeto SQELT tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto abrangente de ‘indicadores de desempenho’ para o Ensino & Aprendizagem, ‘relevante para qualquer IES’, bem como a sua operacionalização numa lógica de Learning Analytics. O conjunto de indicadores a desenvolver basear-se-á nos critérios gerais de fiabilidade empírica e relevância para a melhoria da qualidade e a governação estratégica das instituições de ensino superior. O conjunto incluirá a definição dos dados, dos seus formatos e dos softwares adequados; as possibilidades da sua operacionalização serão analisadas pelo menos para uma parte importante dos indicadores definidos. O conjunto de indicadores incluirá dados relevantes para qualquer instituição de ensino superior. Simultaneamente, os indicadores farão parte de uma 'toolbox', a partir da qual as instituições poderão selecionar os dados e indicadores que lhes interessarem de acordo com o seu perfil estratégico, missão e visão. O conjunto de indicadores será preparado para ser utilizado em sistemas digitais de gestão de dados, em particular Learning Analytics, incluindo também um código ético para a sua prática. Os principais grupos de interesse do projeto SQELT são os atores institucionais ligados ao ensino e aprendizagem e todos os stakeholders interessados na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem – estudantes, professores, funcionários não docentes, lideranças, pais, empregadores, governo, agências de garantia da qualidade. Uma vez que o projeto SQELT é um projeto piloto, com capacidade limitada, o enfoque será primeiramente centrado nas instituições de ensino superior, incluindo os seus estudantes, professores e funcionários não docentes ligados à garantia da qualidade, e só depois nas agências de garantia da qualidade e nos atores políticos. O projeto inclui seis reuniões transnacionais e nove eventos multiplicativos. Os seus principais outputs incluirão um Relatório de Benchlearning, o conjunto de indicadores de desempenho para o ensino e aprendizagem, o Código Ético de Prática para o Learning Analytics, bem como diferentes publicações em revistas científicas com revisão por pares.
Keywords do projeto: 
Indicadores de Desempenho; Ensino & Aprendizagem; Learning Analytics
Montante de financiamento: 
405512 Euros (35661.00 Euros para a participação do Cipes/UA)
Entidade financiadora: 
Programa Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices;Action Type: Strategic Partnerships for higher education)

Notícias

Terça, 11 Junho, 2019

A Danube University Krems (DUK) encontra-se a organizar o SQELT International Evaluation Workshop (IEW) "Performance Indicators of Higher Education Learning and Teaching in Context: Governance, Qua...

Terça, 11 Junho, 2019

A Call for Proposals para a conferência final do projecto DEQAR - Database of External Quality Assurance R...

Eventos

Terça, 07 Maio, 2019

O 41.º Fórum Anual EAIR terá lugar na Universidade de Leiden, Holanda, de 25 a 28 de agosto de 2019. O tema da conferência é "Responsibility of Higher Education Systems: What? Why? How?".

Ma...

Terça, 07 Maio, 2019

A 32.ª Conferência CHER terá lugar na Universidade de Kassel, na Alemanha, de 28 a 30 de agosto de 2019, e será organizada pelo INCHER-Kassel. O tema da conferência é "Theories and Methods in Highe...