Diretor

António M. Magalhães

Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto
R. Alfredo Allen
4200-135 Porto, Portugal
Email: antonio@fpce.up.pt
FPCEUP: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/FUNC_GERAL.FORMVIEW?p_codigo=234316
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2979-2358
CIÊNCIA VITAE: https://www.cienciavitae.pt/en/E51D-13B7-17B2

 

Apresentação

Interesses de investigação no âmbito da sociologia da educação e da análise das políticas educativas, com ênfase nas relações entre o estado, o sistema europeu de governação e as instituições de educação, particularmente no campo do ensino superior. Desenvolve também trabalho na área dos métodos de análise de políticas educativas, com ênfase na perspetiva da análise do discurso enquanto teoria e método.

As suas atuais áreas de investigação:

  • Governação e gestão dos sistemas e instituições de ensino superior
  • Governação europeia e ensino superior
  • Reconfiguração da educação no ensino superior
  • Análise do discurso das políticas do ensino superior
  • Sociologia da Educação

 

Formação Académica

Doutoramento em Políticas do Ensino Superior, Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), Universidade de Twente (Países Baixos) – 2001
Mestrado em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - 1995
Licenciatura em Filosofia pela Faculdades de Letras da Universidade do Porto – 1980

 

Experiência Profissional

  • CIPES – Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (Porto, Portugal) – Diretor (desde abril de 2022) e Coordenador da Linha de Investigação ‘Políticas do Ensino Superior ao Nível dos Sistemas’ (desde 2007)
  • Diretor do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (de 2010-2019).
  • Presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2018-2022).
  • Membro do Senado da Universidade do Porto (2018-2022).
  • Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005-2008).

 

Publicações

 

LIVROS

Amaral, A., & Magalhães, A. (Eds.) (2023). Handbook oh higher education management and governance. Cheltenham. Edward Elgar. P. 526. ISBN: 978 1 80088 806 7. eBook https://play.google.com/books/reader?id=62DdEAAAQBAJ&pg=GBS.PR1). http://dx.doi.org/10.4337/9781800888074

Teixeira, P., Shin, J. C., Amaral, A., Bernasconi, A., Magalhães, A., Kehm, B. M., Stensaker, B. et al. (Eds.) (2020). The international encyclopedia of higher education systems and institutions. 4 vol. Dordrecht: Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1

Teixeira, P., Veiga, A., Rosa, M. J., & Magalhães, A. (2019). Under pressure? Higher education institutions coping with multiple challenges. Leiden: Brill Publishers.

Sarrico, C. S., Teixeira, P., Magalhães, A., Veiga, A., Rosa, M. J., & Carvalho, T. (Eds.) (2016). Global challenges, national initiatives, and institutional responses. The transformation of higher education. Rotterdam: Sense Publishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6300-675-0

Magalhães A. (Ed.) (2016). Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação? [What perceptions do the Portuguese have about the value of education?] Porto: Fundação Belmiro de Azevedo.

Magalhães, A., Machado-Taylor, M. L., & Sá, M. J. (2013). Satisfação dos estudantes do ensino superior português [Satisfaction of Portuguese higher education students]. Matosinhos: CIPES.

Stoer, S. R., & Magalhães, A. M. (2005). A diferença somos nós: A gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais [The difference is us: The management of social change and educational and social policies]. Porto: Edições Afrontamento. 178 pp.

Santiago, R., Magalhães, A., & Carvalho, T. (2005). O surgimento do managerialismo no sistema de ensino superior português [The emergence of managerialism in the Portuguese higher education system]. Coimbra: FUP-CIPES.

Stoer, S. R., Rodrigues, D., & Magalhães, A. M. (2003). Theories of social exclusion. Frankfurt am Main: Peter Lang Pub. Inc., 272 pp.

Magalhães, A. M. (2004). A identidade do ensino superior: Política, conhecimento e educação numa época de transição [The identity of higher education: Policy, knowledge and education in a time of transition]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, 411 pp.

Amaral, A., Correia, F., Magalhães, A., Rosa, M. J., Santiago, R., & Teixeira, P. (2002). O ensino superior pela mão da economia [Higher education by the hand of economy]. Matosinhos: CIPES.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

Magalhães, A., & Veiga, A. (2022). European governance and doctoral education: What is “higher” in higher education? In Guilherme, M. (Ed.), A framework for critical transnational research. Advancing plurilingual, intercultural, and inter-epistemic collaboration in the academy (pp. 21-34). London: Routledge.

Veiga, A., & Magalhães, A (2019). Reconfiguring Portuguese higher education: Between national and European priorities? In B. Broucker, K. De Wit, J. C. Verhoeven, & L. Leisyte (Eds.), Higher education system reform. An international comparison after twenty years of Bologna (pp. 137-150). Leiden: Brill Publishers.

Magalhães, A. (2018). De la connaissance à des compétences. La reconfiguration de l’éducation dans l’enseignement supérieur européen [From knowledge to skills. The reconfiguration of education in European higher education]. In R. Bouzeriba, H. Cellier, & A. Kouadria (Eds.), L’approche par compétences dans l’enseignement supérieur [The competency-based approach in higher education] (pp. 109-126). Paris: L’Harmathan.

Veiga, A., & Magalhães, A. (2018). Differentiated integration in the field of higher education: Between theory and practices of (non)integration. In C. Sin, O. Tavares, S. Cardoso, & M. J. Rosa (Eds.), European higher education and the internal market (pp. 127-160). Cham: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-319-91881-5_5

Veiga, A., & Magalhães, A. (2017). Four ‘I’s configuring European governance in higher education. In A. Bleiklie, J. Enders, & B. Lepori (Eds.), Managing universities: Policy and organizational change from a Western European comparative perspective (pp. 191-215). London: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-319-53865-5_8

Magalhães, A., Veiga, A., & Videira, P. (2017). Hard and soft managerialism in Portuguese higher education governance. In R. Deem, & H. Eggins (Eds.), The university as a critical institution? (pp. 39-53). Rotterdam: Sense Publishers, 2017. https://doi.org/10.1007/978-94-6351-116-2_3

Veiga, A., Magalhães, A., & Amaral, A. (2015). From collegial governance to boardism: Reconfiguring governance in higher education. In J. Huisman, H. de Boer, D. D. Dill, & M. Souto-Otero (Eds.), The Palgrave international handbook of higher education policy and governance (pp. 398-416). London: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-1-137-45617-5_22

Magalhães, A., & Veiga, A. (2015). The narrative approach in higher education research. In Theory and method in higher education research (pp. 311-331). Bingley: Emerald Group Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S2056-375220150000001015

Magalhães, A. (2014). Scenarios, dilemmas, and pathways to European higher education. In A. Teodoro, & M. Guilherme (Eds.), European and Latin American higher education between mirrors (pp. 109-124). Rotterdam: Sense Publishers.

Magalhães, A., & Amaral, A. (2009). Mapping out discourses on higher education governance. In J. Huisman (Ed.), International perspectives on the governance of higher education: Alternative frameworks for coordination (pp. 182-197). London: Routledge.

 

ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

Magalhães, A., & Veiga, A. (2022). Models of higher education governance in Europe: From ‘organised anarchy’ to business-corporate organisations. International Journal of Film and Media Arts, 7(3), 49-63. DOI: https://doi.org/10.24140/ijfma.v7.n3.04

Magalhães, A. (2021). Caminhos e dilemas da educação superior na era do digital [Paths and dilemmas of higher education in the digital age]. Educação & Sociedade, 42, e249245. https://doi.org/10.1590/ES.249245

Custers, B., & Magalhães, A. (2021). Problematising ‘education’ in the modernisation agenda for higher education: The onset of language(s) of education. European Educational Research Journal. https://doi.org/10.1177/14749041211047334

Veiga, A., & Magalhães, A. (2020). Challenges for research in higher education: The case of internationalization between the explanandum and the explanans. Sociologias, 54, 46-63. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-97866

Seidenschnur, T., Veiga, A., Jungblut, J., & Magalhães, A. (2019). Hopes, beliefs, and concerns: Narratives in German and Portuguese universities regarding Brexit. Higher Education, 79, 867-884. https://doi.org/10.1007/s10734-019-00443-y

Veiga, A., Magalhães, A., & Videira, P. (2019). Strategizing and managing change in Portuguese higher education. Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 24(2), 1-6. https://doi.org/10.1080/13603108.2019.1575294

Magalhães, A. (2018). A reconfiguração do mandato político endereçado à educação superior europeia [The reconfiguration of the political mandate addressed to European higher education]. Eccos – Revista Científica, 47, 127-148. https://doi.org/10.5585/EccoS.n47.10692

Magalhães, A., Veiga, A., & Amaral, A. (2016). The changing role of external stakeholders: From imaginary friends to effective actors or non-interfering friends. Studies in Higher Education, 43(4), 737-753. https://doi.org/10.1080/03075079.2016.1196354

Veiga, A., Magalhães, A., & Amaral, A. (2016). Meta-governance and the supply of degree programes in the context of Bologna: Lessons from the Portuguese case. Journal of the European Higher Education Area, 2, 27-47.

Magalhães, A., Veiga, A., Ribeiro, F., Sousa, S., & Santiago, R. (2013). Creating a common grammar for European higher education governance. Higher Education, 65, 95-112. https://doi.org/10.1007/s10734-012-9583-7

Magalhães, A., Veiga, A., Ribeiro, F., & Amaral, A. (2013). Governance and institutional autonomy: Governing and governance in Portuguese higher education. Higher Education Policy, 26(2), 243-262. https://doi.org/10.1057/hep.2012.31

Magalhães, A., Veiga, A., Amaral, A., Sousa, S., & Ribeiro, F. (2013). Governance of governance in higher education: Practices and lessons drawn from the Portuguese case. Higher Education Quarterly, 67(3), 295-311. https://doi.org/10.1111/hequ.12021

Magalhães, A., Veiga, A., Sousa, S., & Ribeiro, F. (2012). How is European governance configuring the EHEA? European Journal of Higher Education, 2(2-3), 160-173. https://doi.org/10.1080/21568235.2012.693843

Magalhães, A., Amaral, A., & Tavares, O. (2009). Equity, access and institutional competition. Tertiary Education and Management, 15, 35-48. https://doi.org/10.1080/13583880802700040

Magalhães, A., & Amaral, A. (2007). Changing values and norms in Portuguese higher education. Higher Education Policy, 20(3), 315-338. https://doi.org/10.1057/palgrave.hep.8300156

Magalhães, A. (2006). A identidade do ensino superior: A educação superior e a universidade [The identity of higher education: Higher education and the university]. Revista Lusófona de Educação, 7(7), 13-40.

 

Projetos de Investigação

  • The effects of the pandemic on higher education, Centre for Higher Education Futures, Universidade de Aarhus. Investigador 2020-2021
  • European Universities: Critical Futures, Centre for Higher Education Futures, Universidade de Aarhus. Investigador - CIPES -2018-2021
  • ATENA: Saber para Intervir: Observatório da Educação, Investigador - EDULOG-CIPES 2016-2019.
  • Higher education and Brexit: current European perspectives, Centre for Global Higher Education – UCL, Investigador 2017-2018
  • Universities in the Knowledge Economy (UNIKE), Investigador Responsável 2013-2017
  • Glonatins: Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Nacionais: mapeando a transformação das Instituições de ensino superior no dealbar do século XXI. Coordenador da linha de investigação Políticas do Ensino Superior ao Nível dos Sistemas 2013-2016
  • Governing and governance in higher education integrado no Project Transforming Universities in Europe (TRUE). Investigador responsável 2009-2013

 

Serviço Público e de Extensão

  • Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Paulo Freire- Portugal (2010…)
  • Presidente Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto – University of Porto Business School (2008-2011)
  • Comissário da Exposição da Universidade do Porto, Professor Stephen Ronald Stoer (2007)
  • Coordenador da rubrica ‘Reconfigurações’, da revista A Página da Educação (2007…)

 

Outras atividades relevantes

  • Coeditor da coleção Issues in Higher Education da Palgrave Macmillan. (2019…)
  • Membro do Conselho Editorial da coleção Education and the Mediterranean: Challenge and change across South Europe and the MENA region, da editora Brill Publishers (2018…)
  • Membro do Conselho Científico da RECH - Revista de Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) (2018…)
  • Membro da Comissão de Redação da revista Educação, Sociedade & Culturas
  • Membro do Conselho Editorial da Revista Investigar em Educação, órgão da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação da SPCE (2013…)
  • Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Educação
  • Membro do Conselho Editorial do Mediterranean Journal of Education Studies – Universidade de Malta (2008…)
  • Membro do corpo editoral da revista Globalisation, Societies and Education. Universidade de Bristol (2002…)

© CIPES 2019