Raquel Marques
Separadores primários

Nome próprio:
Raquel
Apelido:
Marques
Grau:
Mestrado
Nome do grau:
Mestrado em Educação
Ano de conclusão:
2020
Instituição:
Universidade Católica de Brasília
Afiliações:
Centro de Investigação e de Intervenção em Educação (CIIE)
Interesses de investigação:
Os interesses de investigação concentram-se no campo das Ciências da Educação, nomeadamente nas questões sobre as identidades académicas no contexto do ensino superior.
Nota biográfica:
Raquel Machado Gomes Marques é Bolseira de Investigação no Projeto "Higher Education Autonomy in Europe: supranational, national, and institutional trends" (HEAE-SNIT) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.a 2022.03986.PTDC), liderado pelo Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES), em curso também no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Doutoranda em Ciências da Educação pela FPCEUP (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (Brasil). Sua dissertação de mestrado se desenvolveu com base na discussão sobre a responsabilidade como um princípio ético no contexto do ensino superior, a partir das experiências de docentes de cursos de Humanidades de uma universidade privada. É pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em História com ênfase em História e Cultura de Povos Antigos. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Teologia. Como professora visitante, lecionou disciplinas em institutos de ensino superior do Distrito Federal (Brasil), tais como Metodologia do Trabalho Científico, Didática, Psicomotricidade, Teologia Contemporânea, Introdução à Filosofia, entre outras. É membro do Grupo de Pesquisa Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos (CEEDE), liderado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres, e está associada a duas Comunidades de Práticas de Investigação (CoPIn) vinculadas ao CIIE/FPCEUP: Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE), coordenada pelos doutores António Magalhães e Amélia Veiga, e Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação (IDEAFor), coordenada pelas doutoras Amélia Lopes, Fátima Pereira e Elisabete Ferreira.
Email alternativo:
CORDIS Keywords:
Education, Training
Policies
Scientific Research
Estatuto no CIPES:
Bolseiro de investigação