%0 Book Section %B DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente %D 2017 %T Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Adriana Baptista %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A Sandra Santos %E F L Viana %E Iolanda Ribeiro %E S. Barrera %B DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente %I Penso Editora %C Porto Alegre %P 59–92 %G eng %0 Book Section %B Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância %D 2017 %T Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista) %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Adriana Baptista %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A Sandra Santos %E F L Viana %E Iolanda Ribeiro %B Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância %I Lusoinfo Multimédia %P 44–73 %G eng %0 Journal Article %J Revista Brasileira de Educação %D 2017 %T O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção %A F L Viana %A Irene Cadime %A Sandra Santos %A Sara Brandão %A Iolanda Ribeiro %B Revista Brasileira de Educação %I FapUNIFESP (SciELO) %V 22 %8 dec %G eng %U https://doi.org/10.1590%2Fs1413-24782017227172 %R 10.1590/s1413-24782017227172 %0 Journal Article %J Revista Brasileira de Educação %D 2017 %T O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção %A F L Viana %A Irene Cadime %A Sandra Santos %A Sara Brandão %A Iolanda Ribeiro %B Revista Brasileira de Educação %V 22 %P 1-30 %G eng %N 71 %R 10.1590/s1413-24782017227172 %0 Journal Article %J Calidoscópio %D 2017 %T A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: Um estudo de caso %A Iolanda Ribeiro %A Sandra Santos %A Adriana Baptista %A Celda Choupina %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A Carla Silva %A Helena Azevedo %A F L Viana %B Calidoscópio %V 15 %P 30-44 %G eng %N 1 %R 10.4013/cld.2017.151.03 %0 Book %D 2016 %T Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Adriana Baptista %A Celda Choupina %A Sandra Santos %A Sara Brandão %A Irene Cadime %7 1 %I Lusoinfo Multimédia %G eng %0 Conference Paper %B 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos %D 2016 %T Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. %A Sandra Santos %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Adriana Baptista %A Celda Choupina %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A Carla Silva %A Albertina Ferreira %A Lurdes Costa %A Helena Azevedo %A Carvalho, Marisa %A Freitas, Tânia %A Séli Chaves-Sousa %A Joana Cruz %A Ilda Fernandes %A Maria do Céu Cosme %A Bruna Rodrigues %B 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos %C Porto: Centro de Congressos de Alfândega do Porto %G eng %0 Conference Proceedings %B Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology %D 2016 %T I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Adriana Baptista %A Celda Choupina %A Sara Brandão %A Helena Azevedo %A Sandra Santos %A Irene Cadime %A Joana Cruz %B Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology %I Medimond %C Braga: Universidade do Minho %P 201–208 %G eng %0 Conference Paper %B Learning and development in early childhood” (SIG5) of the European Association for Research on Learning and Instructions %D 2016 %T Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade? %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A Sandra Santos %A Séli Chaves-Sousa %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %B Learning and development in early childhood” (SIG5) of the European Association for Research on Learning and Instructions %C Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto %G eng %0 Conference Paper %B II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância %D 2016 %T O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral %A Sara Brandão %A Iolanda Ribeiro %A Sandra Santos %A Irene Cadime %A F L Viana %B II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância %C Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho %G eng %0 Journal Article %J The Spanish Journal of Psychology %D 2015 %T Development of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students %A Sandra Santos %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A G Prieto %A Sara Brandão %A Irene Cadime %B The Spanish Journal of Psychology %I Cambridge University Press (CUP) %V 18 %G eng %U https://doi.org/10.1017%2Fsjp.2015.7 %R 10.1017/sjp.2015.7 %0 Journal Article %J The Spanish Journal of Psychology %D 2015 %T Development of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students %A Sandra Santos %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A G Prieto %A Sara Brandão %A Irene Cadime %B The Spanish Journal of Psychology %V 18 %P 1-7 %G eng %N E5 %R 10.1017/sjp.2015.7 %0 Journal Article %J Universitas Psychologica %D 2015 %T Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. %A F L Viana %A Sandra Santos %A Iolanda Ribeiro %A Séli Chaves-Sousa %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A José Maia %B Universitas Psychologica %V 14 %P 345-354 %G eng %N 1 %0 Book Section %B Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância %D 2014 %T Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação. %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Sara Brandão %A Adriana Baptista %A Lurdes Costa %A Irene Cadime %A Sandra Santos %E F L Viana %E Iolanda Ribeiro %B Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância %I Santillana %P 44–77 %G eng %0 Journal Article %J Universitas Psychologica %D 2014 %T Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students %A F L Viana %A Sandra Santos %A Iolanda Ribeiro %A Séli Chaves-Sousa %A Sara Brandão %A Irene Cadime %A José Maia %B Universitas Psychologica %I Editorial Pontificia Universidad Javeriana %V 14 %8 oct %G eng %U https://doi.org/10.11144%2Fjaveriana.upsy14-1.lcav %R 10.11144/javeriana.upsy14-1.lcav %0 Book Section %D 2013 %T Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Helena Costa %A Sara Brandão %A Sandra Santos %I Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia. %P 300–347 %G eng %0 Conference Paper %B Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura %D 2013 %T Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Sara Brandão %A Sandra Santos %A Irene Cadime %B Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura %C Madrid, Espanha: Facultad de Humanidades UNED. %G eng %0 Conference Paper %B 21st Annual World Congress on Learning Disabilities %D 2012 %T Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Irene Cadime %A Sandra Santos %A Sara Brandão %B 21st Annual World Congress on Learning Disabilities %C Oviedo, Espanha: Universidad de Oviedo %G eng %0 Conference Paper %B 21st Annual World Congress on Learning Disabilities %D 2012 %T Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Irene Cadime %A Sandra Santos %A Sara Brandão %B 21st Annual World Congress on Learning Disabilities %C Oviedo, Espanha: Universidad de Oviedo %G eng %0 Conference Paper %B XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía %D 2011 %T Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar %A F L Viana %A Iolanda Ribeiro %A Sara Brandão %A Sandra Santos %B XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía %C Corunha, Espanha: Universidade da Coruña, Faculdade de Ciencias da Educación %G eng %0 Conference Paper %B XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía %D 2011 %T Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção %A Iolanda Ribeiro %A F L Viana %A Irene Cadime %A Ilda Fernandes %A Albertina Ferreira %A Sandra Santos %A Sara Brandão %B XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía %C Corunha, Espanha: Universidade da Coruña, Faculdade de Ciencias da Educación. %G eng