01071nas a2200169 4500008004100000245025400041210007100295520027300366100002100639700001600660700001500676700001800691700001900709700001900728700002100747856013300768 2020 eng d00aEnsinar e Aprender Português. Recursos tecnológicos para ensinar Português, apoiar e recuperar aprendizagens [EAP - Teaching and Learning Portuguese. Technological resources to teach the Portuguese language, support and promote learning recovery]0 aEnsinar e Aprender Português Recursos tecnológicos para ensinar 3 a
The platform Ensinar e Aprender Português is a structured resource supported by the information and communication technologies and underpinned in scientific evidences on the process of teaching and learning to foster reading and writing in elementary school.
1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aRamos, Rui1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aMorgado, Celda1 aMachado, Odília uhttps://www.cipes.pt/ensinar-e-aprender-portugu%C3%AAs-recursos-tecnol%C3%B3gicos-para-ensinar-portugu%C3%AAs-apoiar-e-recuperar00484nas a2200133 4500008004100000245009800041210007100139490003100210100001900241700001800260700001600278700002100294856003500315 2019 eng d00aCross‐lagged relations among linguistic skills in European Portuguese: A longitudinal study0 aCross‐lagged relations among linguistic skills in European Portu0 vAdvance online publication1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/378600505nas a2200169 4500008004100000245005200041210005000093250003500143260003000178300001200208490000600220100001600226700002100242700001900263700001800282856003500300 2019 eng d00aEnsinar a compreender. Perspetivas e propostas.0 aEnsinar a compreender Perspetivas e propostas aS. K. Guimarães & F. V Paula aSão Paulo, BrasilbVetor a175-1960 v21 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/378700672nas a2200157 4500008004100000245013200041210006900173300003200242100001800274700002400292700001600316700001900332700001600351700002100367856012600388 2019 eng d00aGrowth, stability and predictors of word reading accuracy in European Portuguese: A longitudinal study from Grade 1 to Grade 4.0 aGrowth stability and predictors of word reading accuracy in Euro aAdvance online publication.1 aCadime, Irene1 aChaves-Sousa, Séli1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aMaia, José1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/growth-stability-and-predictors-word-reading-accuracy-european-portuguese-longitudinal-study-grade-100555nas a2200157 4500008004100000020002200041245011100063210007300174100002100247700001600268700001800284700001900302700002200321700001900343856003500362 2018 eng d a978-989-8619-29-700aAinda Estou a Aprender. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio – 2º ano, Versão 10 aAinda Estou a Aprender Manual de aplicação e de cotação das prov1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/379600503nas a2200157 4500008004100000020002200041245006900063210006300132100002100195700001600216700001800232700001900250700002200269700001900291856003500310 2018 eng d a978-989-8619-29-700aAinda Estou a Aprender. Prova de Rastreio – 2º ano, Versão 10 aAinda Estou a Aprender Prova de Rastreio 2º ano Versão 11 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/379700667nas a2200181 4500008004100000245014000041210007000181260004200251100001600293700002100309700001900330700001800349700002100367700002600388700001800414700001800432856003500450 2018 eng d00aAlunos do 1.º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multinível0 aAlunos do 1º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitur aLisboa: Escola Superior de Educação1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aRodrigues, Bruna1 aCosme, Maria, do Céu1 aCosta, Helena1 aCosta, Lurdes uhttps://www.cipes.pt/node/372900544nas a2200157 4500008004100000245011300041210007300154260000900227100001600236700001900252700002100271700001800292700001900310700002200329856003500351 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio – 3º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Manual de aplicação e de cotação das prov aMaia1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359200544nas a2200157 4500008004100000245011300041210007300154260000900227100001800236700001900254700002100273700001600294700001900310700002200329856003500351 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio – 4º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Manual de aplicação e de cotação das prov aMaia1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359300544nas a2200157 4500008004100000245011300041210007300154260000900227100001600236700002100252700001900273700001800292700001900310700002200329856003500351 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio – 1º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Manual de aplicação e de cotação das prov aMaia1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359000544nas a2200157 4500008004100000245011300041210007300154260000900227100001900236700002100255700001600276700001800292700002200310700001900332856003500351 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio – 2º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Manual de aplicação e de cotação das prov aMaia1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/359100489nas a2200157 4500008004100000245006800041210006300109260000900172100001600181700002100197700001900218700001800237700001900255700002200274856003500296 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Prova de rastreio, 1º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Prova de rastreio 1º ano versão 1 aMaia1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359400489nas a2200157 4500008004100000245006800041210006300109260000900172100001900181700002100200700001600221700001800237700002200255700001900277856003500296 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Prova de rastreio, 2º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Prova de rastreio 2º ano versão 1 aMaia1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/359500489nas a2200157 4500008004100000245006800041210006300109260000900172100001600181700001900197700002100216700001800237700001900255700002200274856003500296 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Prova de rastreio, 3º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Prova de rastreio 3º ano versão 1 aMaia1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359600489nas a2200157 4500008004100000245006800041210006300109260000900172100001800181700001900199700002100218700001600239700001900255700002200274856003500296 2018 eng d00aConhecer, atuar e mudar. Prova de rastreio, 4º ano, versão 1.0 aConhecer atuar e mudar Prova de rastreio 4º ano versão 1 aMaia1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aMorgado, Celda1 aBaptista, Adriana uhttps://www.cipes.pt/node/359700624nas a2200181 4500008004100000245011700041210007600158260001300234100002100247700001600268700001800284700001900302700002100321700002600342700002100368700001800389856003500407 2018 eng d00aDa conceção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura0 aDa conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na aSetúbal1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aRodrigues, Bruna1 aCosme, Maria, do Céu1 aMelo, Ana, Sofia1 aCosta, Lurdes uhttps://www.cipes.pt/node/373100582nas a2200181 4500008004100000245008400041210007000125260001300195100002100208700001600229700001800245700001900263700002100282700002600303700001800329700001800347856003500365 2018 eng d00aEnsinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordagem multinível0 aEnsinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordag aSetúbal1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aRodrigues, Bruna1 aCosme, Maria, do Céu1 aCosta, Helena1 aCosta, Lurdes uhttps://www.cipes.pt/node/373000529nas a2200157 4500008004100000245009800041210007300139260000900212100002100221700001600242700001900258700001800277700002200295700001900317856003500336 2018 eng d00aLitteratus. Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3.º ano, versão 2.0 aLitteratus Manual de aplicação e de cotação das provas de rastre aMaia1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/359800477nas a2200157 4500008004100000020002200041245005500063210005100118100002100169700001600190700001900206700001800225700002200243700001900265856003500284 2018 eng d a978-989-8619-28-000aLitteratus. Prova de Rastreio, 3.º ano, Versão 20 aLitteratus Prova de Rastreio 3º ano Versão 21 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aBaptista, Adriana1 aMorgado, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/379500406nas a2200133 4500008004100000245003600041210003600077260005000113100002100163700001600184700001800200700001900218856003500237 2018 eng d00aPromoting oracy in kindergarten0 aPromoting oracy in kindergarten aLeiden, University of Leiden, The Netherlands1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/373200443nas a2200133 4500008004100000245005900041210005800100260004200158100002100200700001600221700001800237700001900255856003500274 2018 eng d00aRastreio universal: Implicações para a intervenção0 aRastreio universal Implicações para a intervenção aLisboa: Escola Superior de Educação1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/372700503nas a2200133 4500008004100000245010300041210007400144260004200218100001900260700001800279700001600297700002100313856003500334 2018 eng d00aRelações bidirecionais entre a compreensão e a descodificação no 1.º ciclo do Ensino Básico0 aRelações bidirecionais entre a compreensão e a descodificação no aLisboa: Escola Superior de Educação1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/372800616nas a2200181 4500008004100000245014300041210006900184300000800253490000800261100001900269700001800288700001600306700002400322700001600346700001600362700002100378856003500399 2017 eng d00aAssessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory. 0 aAssessing reading comprehension with narrative and expository te a1-80 v 581 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aChaves-Sousa, Séli1 aGayo, Elena1 aMaia, José1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/371700508nas a2200169 4500008004100000245003300041210003300074260006000107100002000167700002100187700001800208700001600226700001900242700002200261700002000283856003500303 2017 eng d00aAvaliar fluência da leitura0 aAvaliar fluência da leitura aBraga: Instituto de Educação da Universidade do Minho1 aFreitas, Tânia1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda uhttps://www.cipes.pt/node/373300611nas a2200181 4500008004100000245012800041210007300169300001200242490000700254100001800261700001900279700001200298700001600310700002100326700002600347700002100373856003500394 2017 eng d00aCompreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta0 aCompreensão de textos Diferenças em função da modalidade de apre a351-3660 v351 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aLeal, T1 aViana, F, L1 aRodrigues, Bruna1 aCosme, Maria, do Céu1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/372400680nas a2200205 4500008004100000245011500041210007100156260003200227300001200259100001600271700002100287700002200308700001900330700001800349700001900367700001600386700002100402700001600423856003500439 2017 eng d00aDesenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática.0 aDesenvolvendo competências de letramento emergente na préescola aPorto AlegrebPenso Editora a59–921 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBaptista, Adriana1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBarrera, S. uhttps://www.cipes.pt/node/360600561nas a2200181 4500008004100000245009000041210006900131300001200200490000700212100002400219700001900243700001600262700001300278700001800291700001400309700002100323856003500344 2017 eng d00aDevelopment of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems0 aDevelopment of a word reading test Identifying students atrisk f a159-1660 v561 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aVale, AP1 aCadime, Irene1 aPrieto, G1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/371400639nas a2200193 4500008004100000245010800041210007200149260002500221300001200246100001600258700002100274700002200295700001900317700001800336700001900354700001600373700002100389856003500410 2017 eng d00aFalar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista)0 aFalar ler e escrever no jardim de infância Como a investigação s bLusoinfo Multimédia a44–731 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBaptista, Adriana1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/360700517nas a2200157 4500008004100000245010600041210006900147300001000216490000700226100001800233700001700251700001900268700002100287700001600308856003500324 2017 eng d00aThe interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study0 ainterrelatedness between infants communicative gestures and lexi a88-970 v481 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/371200596nas a2200169 4500008004100000245014900041210006900190300001200259490000700271100001600278700002200294700001800316700001700334700001900351700002100370856003500391 2017 eng d00aLexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16- and 30-month-old: A comparison across European Portuguese and Galician.0 aLexical morphological and syntactic development in toddlers betw a285-3000 v371 aViana, F, L1 aPérez-Pereira, M1 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/371800563nam a2200181 4500008004100000245008300041210007000124250000600194260002500200100001600225700001800241700001700259700001500276700002100291700001900312700001500331856003500346 2017 eng d00aMacArthur-Bates inventários de desenvolvimento comunicativo. Manual técnico.0 aMacArthurBates inventários de desenvolvimento comunicativo Manua a1 bLusoinfo Multimédia1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aSantos, AL1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aLima, Rosa uhttps://www.cipes.pt/node/360800519nas a2200157 4500008004100000245010400041210007200145300000900217490000700226100001600233700001800249700001900267700001900286700002100305856003500326 2017 eng d00aO ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção0 aO ensino explícito da compreensão da leitura Análise do impacto a1-300 v221 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/372600555nas a2200157 4500008004100000245010400041210007200145260002900217490000700246100001600253700001800269700001900287700001900306700002100325856005100346 2017 eng d00aO ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção0 aO ensino explícito da compreensão da leitura Análise do impacto bFapUNIFESP (SciELO)cdec0 v221 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara1 aRibeiro, Iolanda uhttps://doi.org/10.1590%2Fs1413-2478201722717200701nas a2200169 4500008004100000245017700041210007300218260006000291100002100351700001800372700002100390700001600411700001900427700002400446700002600470856003500496 2017 eng d00aOs efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico0 aOs efeitos da descodificação da compreensão oral e da fluência d aBraga: Instituto de Educação da Universidade do Minho1 aRodrigues, Bruna1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aChaves-Sousa, Séli1 aCosme, Maria, do Céu uhttps://www.cipes.pt/node/373400599nas a2200169 4500008004100000245015700041210006900198300001400267490000700281100001700288700001800305700002100323700001900344700001500363700001600378856003500394 2017 eng d00aParents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences. 0 aParents reports of lexical and grammatical aspects of toddlers l a267–2840 v371 aSilva, Carla1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aSantos, AL1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/371600652nas a2200181 4500008004100000245016100041210006900202300001200271490000700283100001800290700002100308700001900329700001600348700002400364700002600388700002100414856003500435 2017 eng d00aThe role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: A study in an intermediate depth orthography. 0 arole of word recognition oral reading fluency and listening comp a591-6110 v301 aCadime, Irene1 aRodrigues, Bruna1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aChaves-Sousa, Séli1 aCosme, Maria, do Céu1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/371100703nas a2200205 4500008004100000245015900041210007300200300001000273490000700283100002100290700001900311700002200330700002000352700001900372700001800391700001700409700002000426700001600446856003500462 2017 eng d00aA utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: Um estudo de caso0 autilização da plataforma Ainda estou a aprender na avaliação e n a30-440 v151 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aAzevedo, Helena1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/372500531nas a2200169 4500008004100000245008600041210006900127300001200196490000700208100002400215700002100239700001600260700001300276700001900289700001800308856003500326 2017 eng d00aValidity evidence of the Test of Word Reading for Portuguese elementary students.0 aValidity evidence of the Test of Word Reading for Portuguese ele a460-4660 v331 aChaves-Sousa, Séli1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aVale, AP1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/371300627nam a2200181 4500008004100000245013000041210007300171250000600244260002500250100002100275700001600296700002200312700002000334700001900354700001900373700001800392856003500410 2016 eng d00aAinda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura0 aAinda estou a aprender As tecnologias no apoio à avaliação e à i a1 bLusoinfo Multimédia1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/361300547nas a2200181 4500008004100000245007500041210006900116300000900185490000700194100001900201700001800220700001600238700001400254700002400268700001700292700002100309856003500330 2016 eng d00aAn application of the Rasch model to reading comprehension measurement0 aapplication of the Rasch model to reading comprehension measurem a1-190 v291 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aPrieto, G1 aChaves-Sousa, Séli1 aSpinillo, AG1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/371900990nas a2200301 4500008004100000245012200041210007300163260005500236100001900291700002100310700001600331700002200347700002000369700001900389700001800408700001700426700002400443700001800467700002000485700002100505700002000526700002400546700001600570700002000586700002600606700002100632856003500653 2016 eng d00aAvaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. 0 aAvaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem aPorto: Centro de Congressos de Alfândega do Porto1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aFerreira, Albertina1 aCosta, Lurdes1 aAzevedo, Helena1 aCarvalho, Marisa1 aFreitas, Tânia1 aChaves-Sousa, Séli1 aCruz, Joana1 aFernandes, Ilda1 aCosme, Maria, do Céu1 aRodrigues, Bruna uhttps://www.cipes.pt/node/379200432nas a2200085 4500008004100000245012700041210006900168260007400237856003500311 2016 eng d00aDevelopmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese.0 aDevelopmental trends age and gender differences in toddlers comm aPalma de Maiorca, Spain: University of the Balearic Islands.c09/2016 uhttps://www.cipes.pt/node/361400586nas a2200157 4500008004100000245013400041210006900175260004400244300001000288100002100298700002100319700001900340700001800359700001600377856003500393 2016 eng d00aEffects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students.0 aEffects of listening comprehension word recognition and oral rea a Braga: Universidade do Minho.c07/2016 a51-561 aRibeiro, Iolanda1 aRodrigues, Bruna1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/362200531nas a2200145 4500008004100000245008400041210006900125260006500194100001700259700001800276700002100294700001900315700001600334856003500350 2016 eng d00aEuropean Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.0 aEuropean Portuguese infants communicative development A longitud aPalma de Maiorca, Spain: University of the Balearic Islands.1 aSilva, Carla1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/361600665nas a2200205 4500008004100000245008600041210006900127260004300196300001400239100002100253700001600274700002200290700002000312700001900332700002000351700001900371700001800390700001600408856003500424 2016 eng d00aI’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities0 aI m still learning A web platform for the intervention in readin aBraga: Universidade do MinhobMedimond a201–2081 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aBrandão, Sara1 aAzevedo, Helena1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aCruz, Joana uhttps://www.cipes.pt/node/361900615nas a2200157 4500008004100000245010900041210006900150260008600219100001900305700001800324700001900342700002400361700001600385700002100401856003500422 2016 eng d00aIs listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?0 alistening comprehension in preschool a significant predictor of aPorto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aChaves-Sousa, Séli1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/361800550nas a2200145 4500008004100000245010100041210007400142260006000216100001900276700002100295700001900316700001800335700001600353856003500369 2016 eng d00aO que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral0 aO que compreendem as crianças em idade préescolar Avaliação dinâ aBraga: Instituto de Educação da Universidade do Minho1 aBrandão, Sara1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/373500685nas a2200193 4500008004100000245011900041210007300160260005100233100002100284700001600305700002200321700002000343700002000363700001900383700001800402700002000420700001600440856003500456 2015 eng d00aAinda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura.0 aAinda estou a aprender Apresentação de um projeto de intervenção a Gaia: Instituto Superior Politécnico de Gaya1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aAzevedo, Helena1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aFreitas, Tânia1 aCruz, Joana uhttps://www.cipes.pt/node/378900539nas a2200145 4500008004100000245010800041210007300149260003800222100001900260700002100279700001600300700001800316700002400334856003500358 2015 eng d00aBAL – Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura0 aBAL Bateria de Avaliação da Leitura Caracterização e contributos aLisboa: Centro Cultural de Belém1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aChaves-Sousa, Séli uhttps://www.cipes.pt/node/379000564nas a2200157 4500008004100000245012100041210006900162260003300231100001600264700001800280700001700298700002100315700001600336700001900352856003500371 2015 eng d00aConstruction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese.0 aConstruction of short versions of the MacArthurBates Communicati aBraga: Universidade do Minho1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSilva, Carla1 aRibeiro, Iolanda1 aSucena, Ana1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/378800546nas a2200169 4500008004100000245010900041210006900150300000800219490000700227100001900234700001600253700002100269700001400290700001900304700001800323856003500341 2015 eng d00aDevelopment of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students0 aDevelopment of listening comprehension tests with narrative and a1-70 v181 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aPrieto, G1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/372000581nas a2200169 4500008004100000245010900041210006900150260003700219490000700256100001900263700001600282700002100298700001400319700001900333700001800352856004100370 2015 eng d00aDevelopment of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students0 aDevelopment of listening comprehension tests with narrative and bCambridge University Press (CUP)0 v181 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aPrieto, G1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene uhttps://doi.org/10.1017%2Fsjp.2015.700337nas a2200085 4500008004100000245007200041210006900113260003400182856003500216 2015 eng d00aDiagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.0 aDiagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performan aBraga: Universidade do Minho. uhttps://www.cipes.pt/node/362100556nas a2200157 4500008004100000245010100041210006900142260003400211100002100245700002000266700001800286700001600304700002400320700001900344856003500363 2015 eng d00aExamining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.0 aExamining the differences between disabled and nondisabled reade aBraga: Universidade do Minho.1 aRibeiro, Iolanda1 aEsteves, Miriam1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/362300599nas a2200181 4500008004100000245008600041210006900127260003400196100002100230700001600251700002200267700002000289700002000309700001900329700001800348700001600366856003500382 2015 eng d00aI am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.0 aI am still learning A web platform for the intervention in readi aBraga: Universidade do Minho.1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aBaptista, Adriana1 aChoupina, Celda1 aAzevedo, Helena1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aCruz, Joana uhttps://www.cipes.pt/node/362400564nas a2200145 4500008004100000245014400041210006900185260003400254100002100288700001800309700001900327700001600346700002100362856003500383 2015 eng d00aThe influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders.0 ainfluence of listening comprehension word recognition and oral r aBraga: Universidade do Minho.1 aRodrigues, Bruna1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/362600592nas a2200181 4500008004100000245011300041210006900154300001200223490000700235100001600242700001900258700002100277700002400298700001900322700001800341700001600359856003500375 2015 eng d00aListening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.0 aListening comprehension assessment Validity studies of two verti a345-3540 v141 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aChaves-Sousa, Séli1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aMaia, José uhttps://www.cipes.pt/node/362500570nas a2200169 4500008004100000245008500041210006900126260003400195300001000229100002400239700002100263700001600284700001300300700001900313700001800332856005000350 2015 eng d00aValidity evidence of the Test of Word Reading for Portuguese elementary students0 aValidity evidence of the Test of Word Reading for Portuguese ele bHogrefe Publishing Groupcdec a1–71 aChaves-Sousa, Séli1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aVale, AP1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://doi.org/10.1027%2F1015-5759%2Fa00030700552nas a2200145 4500008004100000245012500041210007300166260003400239100002400273700002100297700001800318700001600336700001900352856003500371 2014 eng d00aAnálise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura0 aAnálise do papel da precisão e da velocidade de descodificação n aBraga: Universidade do Minho.1 aChaves-Sousa, Séli1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/363000545nas a2200145 4500008004100000245009100041210006900132260006500201100001600266700002100282700001900303700001800322700002400340856003500364 2014 eng d00aAssessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students0 aAssessment of word reading listening and reading comprehension i aBelo Horizonte, Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aChaves-Sousa, Séli uhttps://www.cipes.pt/node/363100489nas a2200169 4500008004100000245005600041210005400097260001000151300001200161100002100173700001600194700001900210700001800229700002100247700001600268856003500284 2014 eng d00aAvaliar leitura. Questões conceptuais e de medida.0 aAvaliar leitura Questões conceptuais e de medida bCEGOC a15–281 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/363200624nas a2200205 4500008004100000245007800041210007700119260001000196300001200206100002100218700001600239700001900255700001800274700001700292700002400309700001300333700002100346700001600367856003500383 2014 eng d00aBateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção0 aBateria de avaliação da leitura Descrição e opções de construção bCEGOC a55–621 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aSpinillo, AG1 aChaves-Sousa, Séli1 aVale, AP1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/363300470nas a2200145 4500008004100000245005900041210005800100260003300158100001900191700002100210700001600231700001800247700002400265856003500289 2014 eng d00aBateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade0 aBateria de Avaliação da Leitura Estudos de validade aBraga: Universidade do Minho1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aChaves-Sousa, Séli uhttps://www.cipes.pt/node/379100519nas a2200169 4500008004100000245006800041210006700109260001000176100002100186700001600207700001900223700001800242700002400260700001300284700001700297856003500314 2014 eng d00aBattery of reading assessment: Description and validity studies0 aBattery of reading assessment Description and validity studies aBraga1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aChaves-Sousa, Séli1 aVale, AP1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/363400484nas a2200157 4500008004100000245007200041210006900113300001400182490000700196100001800203700002100221700001600242700001900258700001400277856003500291 2014 eng d00aCalibration of a reading comprehension test for Portuguese students0 aCalibration of a reading comprehension test for Portuguese stude a1025-10340 v301 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aPrieto, G uhttps://www.cipes.pt/node/372100641nas a2200205 4500008004100000245009000041210007200131260001500203300001200218100001600230700002100246700001900267700002200286700001800308700001800326700001900344700001600363700002100379856003500400 2014 eng d00aFalar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação.0 aFalar ler e escrever no jardim de infância Como a investigação s bSantillana a44–771 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBrandão, Sara1 aBaptista, Adriana1 aCosta, Lurdes1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda uhttps://www.cipes.pt/node/363500651nas a2200181 4500008004100000245011200041210006900153260005200222490000700274100001600281700001900297700002100316700002400337700001900361700001800380700001600398856005500414 2014 eng d00aListening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students0 aListening comprehension assessment Validity studies of two verti bEditorial Pontificia Universidad Javerianacoct0 v141 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aChaves-Sousa, Séli1 aBrandão, Sara1 aCadime, Irene1 aMaia, José uhttps://doi.org/10.11144%2Fjaveriana.upsy14-1.lcav00399nas a2200121 4500008004100000245004500041210004400086300001100130100001600141700002100157700001900178856008000197 2014 eng d00aLos desafíos de enseñar a compreender.0 aLos desafíos de enseñar a compreender a9–321 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra uhttp://www.comprensionlectora.es/revista-enero-2014/files/revista_01_14.pdf00511nas a2200145 4500008004100000245009000041210007000131260003800201100001700239700001600256700001800272700002100290700001900311856003500330 2014 eng d00aOs inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses0 aOs inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthurBates aLisboa: Centro Cultural de Belém1 aSilva, Carla1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/363700506nam a2200157 4500008004100000245009500041210007000136250000600206260001000212100002100222700001600243700001800259700001900277700001700296856003500313 2014 eng d00aTeste de compreensão de textos na modalidade de leitura – Informativo. Manual técnico.0 aTeste de compreensão de textos na modalidade de leitura Informat a1 bCEGOC1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/363800504nam a2200157 4500008004100000245009300041210007000134250000600204260001000210100002100220700001600241700001800257700001900275700001700294856003500311 2014 eng d00aTeste de compreensão de textos na modalidade de leitura – Narrativo. Manual técnico.0 aTeste de compreensão de textos na modalidade de leitura Narrativ a1 bCEGOC1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/363900471nam a2200145 4500008004100000245008900041210007000130250000600200260001000206100001600216700002100232700001900253700001800272856003500290 2014 eng d00a Teste de compreensão de textos na modalidade oral – Informativo. Manual técnico0 aTeste de compreensão de textos na modalidade oral Informativo Ma a1 bCEGOC1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/377700469nam a2200145 4500008004100000245008700041210007000128250000600198260001000204100001600214700002100230700001900251700001800270856003500288 2014 eng d00aTeste de compreensão de textos na modalidade oral – Narrativo. Manual técnico.0 aTeste de compreensão de textos na modalidade oral Narrativo Manu a1 bCEGOC1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/364100473nam a2200169 4500008004100000245005100041210004900092250000600141260001000147100001600157700002100173700001300194700002400207700001900231700001800250856003500268 2014 eng d00aTeste de leitura de palavras. Manual técnico.0 aTeste de leitura de palavras Manual técnico a1 bCEGOC1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aVale, AP1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/364200596nas a2200157 4500008004100000245009800041210007400139260008300213300001400296100001600310700002100326700001800347700001900365700001900384856003500403 2013 eng d00aAvaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente.0 aAvaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências bEscola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia. a300–3471 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aCosta, Helena1 aBrandão, Sara1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/364400402nas a2200121 4500008004100000245005700041210005600098260003500154100001900189700002100208700001600229856003500245 2013 eng d00aCompreensão da leitura: Avaliação e intervenção0 aCompreensão da leitura Avaliação e intervenção aAveiro: Universidade de Aveiro1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L uhttps://www.cipes.pt/node/379300602nas a2200169 4500008004100000245010600041210007100147260005000218100001600268700002100284700001600305700001800321700001900339700001900358700002000377856003500397 2013 eng d00aEvaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles0 aEvaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora aMadrid, Espanha: Facultad de Humanidades UNED1 aGayo, Elena1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aDeaño, Manuel1 aConde, Ângeles uhttps://www.cipes.pt/node/364500511nas a2200157 4500008004100000245007100041210007000112260002400182300001400206490000700220100001600227700002100243700001600264700001900280856005400299 2013 eng d00aPropriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras0 aPropriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavra bFapUNIFESP (SciELO) a231–2400 v261 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aMaia, José1 aSantos, Sandra uhttps://doi.org/10.1590%2Fs0102-7972201300020000300513nas a2200145 4500008004100000245008200041210006900123260005000192100001800242700001600260700002100276700001900297700001600316856003500332 2013 eng d00aReading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test0 aReading comprehension assessment Construction and validation of aMadrid, Espanha: Facultad de Humanidades UNED1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aGayo, Elena uhttps://www.cipes.pt/node/364700510nas a2200145 4500008004100000245007500041210006900116260005100185100001600236700002100252700001900273700001900292700001800311856003500329 2013 eng d00aSpeaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten.0 aSpeaking reading and writing Integrative proposals for kindergar aMadrid, Espanha: Facultad de Humanidades UNED.1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBrandão, Sara1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/364800466nas a2200133 4500008004100000245009500041210007000136100002100206700001600227700001800243700001900261700001700280856003500297 2013 eng d00aTCTML-i-2: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Informativo 2.º ano0 aTCTMLi2 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/365000496nas a2200145 4500008004100000245009400041210007000135100001900205700002100224700001600245700001800261700001900279700001700298856003500315 2013 eng d00aTCTML-i-3: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Informativo 3º ano0 aTCTMLi3 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/365100497nas a2200145 4500008004100000245009500041210007000136100001900206700002100225700001600246700001800262700001900280700001700299856003500316 2013 eng d00aTCTML-i-4: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Informativo 4.° ano0 aTCTMLi4 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/365300495nas a2200145 4500008004100000245009300041210007000134100001900204700002100223700001600244700001800260700001900278700001700297856003500314 2013 eng d00aTCTML-n-2: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Narrativo 2.° ano0 aTCTMLn2 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/365700495nas a2200145 4500008004100000245009300041210007000134100001900204700002100223700001600244700001800260700001900278700001700297856003500314 2013 eng d00aTCTML-n-3: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Narrativo 3.° ano0 aTCTMLn3 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/365900464nas a2200133 4500008004100000245009300041210007000134100002100204700001600225700001800241700001900259700001700278856003500295 2013 eng d00aTCTML-n-4: Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - Narrativo 4.º ano0 aTCTMLn4 Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura 1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/366100462nas a2200133 4500008004100000245008900041210007000130100001900200700001600219700002100235700001900256700001800275856003500293 2013 eng d00aTCTMO-i-1: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Informativo 1.° ano0 aTCTMOi1 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Inform1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/366500462nas a2200133 4500008004100000245008900041210007000130100001900200700001600219700002100235700001900256700001800275856003500293 2013 eng d00aTCTMO-i-2: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Informativo 2.° ano0 aTCTMOi2 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Inform1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/366800431nas a2200121 4500008004100000245008900041210007000130100001600200700002100216700001900237700001800256856003500274 2013 eng d00aTCTMO-i-3: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Informativo 3.º ano0 aTCTMOi3 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Inform1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/366900462nas a2200133 4500008004100000245008900041210007000130100001900200700001600219700002100235700001900256700001800275856003500293 2013 eng d00aTCTMO-i-4: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Informativo 4.° ano0 aTCTMOi4 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Inform1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/367000460nas a2200133 4500008004100000245008700041210007000128100001900198700001600217700002100233700001900254700001800273856003500291 2013 eng d00aTCTMO-n-1: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Narrativo 1.° ano0 aTCTMOn1 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Narrat1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/367400460nas a2200133 4500008004100000245008700041210007000128100001900198700001600217700002100233700001900254700001800273856003500291 2013 eng d00aTCTMO-n-2: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Narrativo 2.° ano0 aTCTMOn2 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Narrat1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/367600460nas a2200133 4500008004100000245008700041210007000128100001900198700001600217700002100233700001900254700001800273856003500291 2013 eng d00aTCTMO-n-3: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Narrativo 3.° ano0 aTCTMOn3 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Narrat1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/367800460nas a2200133 4500008004100000245008700041210007000128100001900198700001600217700002100233700001900254700001800273856003500291 2013 eng d00aTCTMO-n-4: Teste de compreensão de textos na modalidade oral - Narrativo 4.° ano0 aTCTMOn4 Teste de compreensão de textos na modalidade oral Narrat1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/368000459nas a2200157 4500008004100000245004900041210004600090100001900136700001600155700002100171700001300192700002400205700001900229700001800248856003500266 2013 eng d00aTLP-1: Teste de leitura de palavras 1.° ano0 aTLP1 Teste de leitura de palavras 1° ano1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aVale, AP1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/368600459nas a2200157 4500008004100000245004900041210004600090100001900136700001600155700002100171700001300192700002400205700001900229700001800248856003500266 2013 eng d00aTLP-2: Teste de leitura de palavras 2.° ano0 aTLP2 Teste de leitura de palavras 2° ano1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aVale, AP1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/368800459nas a2200157 4500008004100000245004900041210004600090100001900136700001600155700002100171700001300192700002400205700001900229700001800248856003500266 2013 eng d00aTLP-3: Teste de leitura de palavras 3.° ano0 aTLP3 Teste de leitura de palavras 3° ano1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aVale, AP1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/369000459nas a2200157 4500008004100000245004900041210004600090100001900136700001600155700002100171700001300192700002400205700001900229700001800248856003500266 2013 eng d00aTLP-4: Teste de leitura de palavras 4.° ano0 aTLP4 Teste de leitura de palavras 4° ano1 aSantos, Sandra1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aVale, AP1 aChaves-Sousa, Séli1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/369200507nas a2200169 4500008004100000245006900041210006900110300001200179490000700191100001800198700002100216700001600237700001900253700001400272700001600286856003500302 2013 eng d00aValidity of a reading comprehension test for Portuguese students0 aValidity of a reading comprehension test for Portuguese students a384-3890 v251 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aPrieto, G1 aMaia, José uhttps://www.cipes.pt/node/372200625nas a2200169 4500008004100000245014200041210007000183260003500253100002400288700002100312700001600333700002100349700001900370700001800389700001300407856003500420 2012 eng d00aAlunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras0 aAlunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura Análise aBraga: Universidade do Minho. 1 aChaves-Sousa, Séli1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aAlmeida, Sílvia1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aVale, AP uhttps://www.cipes.pt/node/369500422nas a2200133 4500008004100000245006300041210006100104300001400165100001600179700002100195700001900216700001800235856003500253 2012 eng d00aAprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.0 aAprender a compreender Da teoria à prática pedagógica a447–4651 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/369600544nas a2200145 4500008004100000245011800041210006900159260004400228100001600272700002100288700001800309700001900327700001700346856003500363 2012 eng d00aAssessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms0 aAssessment of narrative texts comprehension Development of a rea aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo.1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/369700547nas a2200145 4500008004100000245012200041210006900163260004300232100001600275700002100291700001800312700001900330700001700349856003500366 2012 eng d00aDevelopment of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension.0 aDevelopment of a reading comprehension test with equated forms f aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aSpinillo, AG uhttps://www.cipes.pt/node/369800500nas a2200157 4500008004100000245005600041210005600097260004300153100002400196700002100220700001600241700001900257700001800276700001300294856003500307 2012 eng d00aEvaluation of word recognition in elementary school0 aEvaluation of word recognition in elementary school aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aChaves-Sousa, Séli1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aVale, AP uhttps://www.cipes.pt/node/369900472nas a2200133 4500008004100000245007600041210006900117260004300186100001900229700002100248700001600269700001800285856003500303 2012 eng d00aNarrative and informative reading comprehension tests: Validity studies0 aNarrative and informative reading comprehension tests Validity s aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aSantos, Sandra1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene uhttps://www.cipes.pt/node/370000536nas a2200145 4500008004100000245010900041210006900150260004300219100002100262700001600283700001800299700001900317700001900336856003500355 2012 eng d00aOral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms0 aOral comprehension of informative texts construction of an asses aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara uhttps://www.cipes.pt/node/370100505nas a2200145 4500008004100000245007800041210006900119260004300188100002100231700001600252700001800268700001900286700001900305856003500324 2012 eng d00aOral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test0 aOral comprehension of narrative texts Construction of an assessm aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara uhttps://www.cipes.pt/node/370200562nas a2200169 4500008004100000245007200041210006900113260004300182100002400225700001600249700002100265700001900286700001800305700001300323700002100336856003500357 2012 eng d00aWord recognition in students with and without learning disabilities0 aWord recognition in students with and without learning disabilit aOviedo, Espanha: Universidad de Oviedo1 aChaves-Sousa, Séli1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aCadime, Irene1 aVale, AP1 aAlmeida, Sílvia uhttps://www.cipes.pt/node/370300558nas a2200133 4500008004100000245011600041210007300157260008400230100001600314700002100330700001900351700001900370856003500389 2011 eng d00aDados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar0 aDados de validação do questionário PLCEPE Práticas de literacia a Corunha, Espanha: Universidade da Coruña, Faculdade de Ciencias da Educación1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aBrandão, Sara1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/370400628nas a2200169 4500008004100000245009000041210007100131260008400202100002100286700001600307700001800323700002000341700002400361700001900385700001900404856003500423 2011 eng d00aEnsinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção0 aEnsinar e aprender a compreender Apresentação de dois programas aCorunha, Espanha: Universidade da Coruña, Faculdade de Ciencias da Educación.1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aCadime, Irene1 aFernandes, Ilda1 aFerreira, Albertina1 aSantos, Sandra1 aBrandão, Sara uhttps://www.cipes.pt/node/370500416nas a2200121 4500008004100000245008200041210007100123300000900194100002100203700001600224700001900240856003500259 2011 eng d00aEvaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.0 aEvaluación de la comprension de textos Opciones teóricas y metod an.p.1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/370600564nas a2200145 4500008004100000245009400041210007300135260008300208100001600291700002100307700001900328700001300347700002300360856003500383 2011 eng d00aInventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos0 aInventário de Reconhecimento de Palavras Opções metodológicas e aCorunha, Espanha: Universidade da Coruña, Faculdade de Ciencias da Educación1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra1 aVale, AP1 aAlbuquerque, Pedro uhttps://www.cipes.pt/node/370700528nas a2200133 4500008004100000245011100041210007300152260006000225100001800285700002100303700001600324700001900340856003500359 2011 eng d00aTeste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade0 aTeste de Compreensão Leitora TCL Análise dos itens e construção aLisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia1 aCadime, Irene1 aRibeiro, Iolanda1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/370800463nas a2200133 4500008004100000245006300041210005800104260005800162100002100220700001800241700001600259700001900275856003500294 2010 eng d00aA avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. 0 aavaliação da leitura Apresentação de instrumentos aLisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa1 aRibeiro, Iolanda1 aCadime, Irene1 aViana, F, L1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/379400459nas a2200121 4500008004100000245009700041210007500138260003300213100001600246700002100262700001900283856003500302 2010 eng d00aAvaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura0 aAvaliação da leitura no 1º Ciclo Construção de Inventários de Av aBraga: Universidade do Minho1 aViana, F, L1 aRibeiro, Iolanda1 aSantos, Sandra uhttps://www.cipes.pt/node/3709