02142nas a2200193 4500008004100000020002200041245011400063210007200177260008000249520137200329653002001701653002601721653003501747653002901782100002001811700002101831700001601852856008001868 2021 eng d a978-989-97981-7-500aPlanos de Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior em Portugal: A remar contra a corrente? 0 aPlanos de Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superio aOnline ConferencebAssociação Portuguesa de Sociologiac29-31 março 20213 a
A igualdade de género na ciência e na investigação é uma temática importante na União Europeia (UE) e constitui um dos objetivos da Área Europeia de Investigação. A desigualdade tende a persistir em vários países, prejudicando as organizações, a economia e a sociedade. Para eliminar este problema, a Comissão Europeia tem financiado vários projetos de investigação-ação que procuram estimular mudanças institucionais duradouras através da implementação de Planos de Igualdade de Género (GEP) nas Organizações Produtoras de Investigação (RPOs). A resistência parece, contudo, ser um dos principais desafios à sua implementação. Este estudo visa analisar as dinâmicas organizacionais de resistência à implementação dos GEP em Portugal. Partindo da experiência de investigadores/as responsáveis pelo desenho, planeamento e implementação destes projetos, identificam-se as principais formas de resistência, discutem-se as razões que lhes subjazem e abordam-se algumas estratégias com potencial para as superar e para garantir a sustentabilidade das iniciativas. Este estudo, de natureza qualitativa, evidencia que, apesar de assumir diferentes formas e configurações em função dos contextos organizacionais onde são implementados os GEP, a resistência é um problema transversal aos vários projetos nacionais.
10aEnsino Superior10aInvestigação-ação10aPlanos de Igualdade de Género10aResistência à mudança1 aJordão, Carina1 aCarvalho, Teresa1 aDiogo, Sara uhttps://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Sexualidade_XI-APS-71666.pdf