@article {4070, title = {Forma{\c c}{\~a}o de professores de ensino superior para a gest{\~a}o: perspectivas e consequ{\^e}ncias.}, journal = {Revista de Administra{\c c}{\~a}o FACES}, volume = {16}, year = {2018}, pages = {66{\textendash}84}, abstract = {

O trabalho buscou analisar como professores de uma universidade federal brasileira percebem o papel que as pol{\'\i}ticas p{\'u}blicas e organizacionais t{\^e}m na forma{\c c}{\~a}o dos academic-managers. Argumenta-se que diante dos papeis-chave que os professores-gestores desempenham nas institui{\c c}{\~o}es de ensino superior, entende-se que h{\'a} necessidade de pol{\'\i}ticas p{\'u}blicas (PP) e pol{\'\i}ticas organizacionais (PO) voltadas a forma{\c c}{\~a}o desses atores. A investiga{\c c}{\~a}o, baseada num estudo de caso, adotou uma perspectiva qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores-gestores do n{\'\i}vel estrat{\'e}gico da Universidade Federal do Vale do S{\~a}o Francisco (Univasf). Em resposta ao objetivo geral desta pesquisa, os dados mostraram que os professores nesta universidade percebem uma lacuna de PPs e POs que os prepare para desempenhar o papel de gestor e apontam fatores como a temporalidade do papel de gestor, a prioriza{\c c}{\~a}o dos pap{\'e}is de professor e de pesquisador sobre o de gestor, podem ser tomados como poss{\'\i}veis entraves ao desenvolvimento de tais pol{\'\i}ticas.

}, keywords = {Forma{\c c}{\~a}o de Professor-gestor, Pol{\'\i}ticas Organizacionais, Pol{\'\i}ticas P{\'u}blicas, Universidade}, doi = {http://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4189}, author = {Milka Barbosa and Teresa Carvalho and Fernanda Cassund{\'e} and Ricardo Mendon{\c c}a} }